terça-feira, 12 de junho de 2012

Oficinas para Jornalistas e Empresários - CONTAS ABERTAS

O Contas Abertas (CA) realiza, desde o seu lançamento, cursos destinados a jornalistas, empresários e universitários. A convite das entidades, os workshops ministrados pelo CA tratam de conceitos essenciais de orçamento público e formas de acompanhar a execução das políticas públicas.
No caso dos jornalistas, o objetivo é chamar a atenção dos participantes para a riqueza de pautas, que podem ser extraídas a partir de ferramentas de busca nos gastos da administração pública. Já para empresários e universitários, são demonstrados mecanismos que permitem o acompanhamento dos gastos públicos, correlacionando-os à corrupção e suas consequências no setor privado.
O consultor de economia do Contas Abertas, Gil Castello Branco, é o responsável pelas apresentações, juntamente com o especialista em Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do CA, Carlos Blener. Um dos principais propósitos das oficinas é difundir técnicas e ferramentas para a fiscalização dos recursos públicos e fazer com que os participantes associem dados orçamentários à sua formação e aos respectivos ambientes de trabalho. Pretende-se, desta forma, demonstrar a importância do acompanhamento dos dispêndios públicos por parte da sociedade civil.
Nos cursos para jornalistas, o consultor de economia do Contas Abertas utiliza como exercícios matérias de capa dos principais jornais e revistas do país contendo dados coletados no Siafi. Além disso, navega nos principais sites de órgãos públicos que disponibilizam informações importantes para o jornalismo investigativo bem como para empresários que desejam acompanhar os gastos públicos.
O maior interesse demonstrado pela maioria dos que participam das oficinas é conhecer e aprender a utilizar todos os recursos existentes no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e nos sites que os reproduzem, afim de associá-los a pautas e a outros interesses profissionais ou pessoais (enquanto cidadãos).
Entre cursos e palestras realizados pelo Contas Abertas, destacam-se eventos na TV Globo, O Globo, Fundação Getúlio Vargas , Folha de São Paulo, Unicamp, UnB, CNI, FIESP, Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Gazeta do Povo, O Povo, O Dia, Organizações Jaime Câmara, Banco de Brasília, UNICEF, entre diversas outras entidades.
Para saber mais sobre as oficinas, entre em contato com a equipe do Contas Abertas pelo telefone (61) 3347-0058.
(Fonte: http://www.contasabertas.com.br/website/oficinas/Default.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com