terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sobre prorrogação de contratos

Tal situação deve ser sempre analisada com cuidados.

Para ser autorizada uma prorrogação diversos são os fatores que serão analisados. Dentre eles, sem esgotá-los, estão a obrigatória possibilidade expressa contratualmente de poder assim proceder, que haja interesse das partes em prorrogar, que se comprove que o preço continua vantajoso, que a contratada continua a manter as condições de habilitação e que haja autorização da autoridade competente.

Então sempre deverá haver justificação por escrito da autoridade competente. De notar que a própria Lei 8.666 admite, mas excepcionalmente, a prorrogação dos contratos administrativos, nas hipóteses estabelecidas no art. 57, atendendo aos requisitos legais indicados no §2º desse artigo. Veja-se que o TCU já entendeu que, ao motivar a prorrogação de vigência de seus contratos administrativos, bem como o caráter contínuo do serviço objeto do contrato a ser prorrogado, comprove a vantagem do ato, em obediência ao disposto no inc. II do art. 57 da Lei 8.666/93. (Ac. 1.635/2010 – 2ª Câmara).

Em princípio, por exemplo, o TCU diz que deve se evitar a inclusão, em contratos de prestação de serviços certos e mensuráveis, de hipóteses de prorrogação fundamentadas no art. 57, inc. II, da Lei 8.666 (Decisão 300/2002 Plenário).

No tocante ao assunto o grande doutrinador Hely Lopes Meirelles leciona que a expiração do prazo de vigência, sem prorrogação, opera de pleno direito a extinção do ajuste, exigindo novo contrato para continuação das obras, serviços ou compras anteriormente contratados. O contrato extinto não se prorroga, nem se renova: é refeito e formalizado em novo instrumento, inteiramente desvinculado do anterior. (Licitação e contrato administrativo. 12ª ed. São Paulo: Malheiros, 1999. pág. 214).

Então cabe concluir: prorrogação de contrato só pode ser considerada válida se firmada ainda durante a vigência do contrato original (i. é, quase que no encerramento do seu prazo, não precisando ser exatamente no último dia da vigência). Sabe-se que a celebração de termo aditivo de prorrogação da vigência do Contrato [...], cuja vigência estava expirada [...], constitui infração a norma legal, revestindo-se de gravidade suficiente para justificar a sanção dos responsáveis. ... Tem-se então que, como regra, a prorrogação do contrato administrativo só é possível se for providenciada, mediante formalização do respectivo termo aditivo, antes do término do prazo de vigência do ajuste, sendo questionável a elaboração de termos aditivos com efeitos retroativos (TCU, Ac. 1.335/2009).

Em diversos acórdãos e decisões o TCU assim se posiciona sobre o tema:

- (...) a prorrogação contratual configura mera expectativa de direito, não constituindo direito subjetivo do contratado, motivo suficiente para não se exigir o contraditório. (Ac. 357/2005 – Plenário).

- Abstenha-se de realizar sucessivas prorrogações de contratos quando a extensão da vigência contratual faça extrapolar a modalidade licitatória sob a qual se realizou o certame. (Ac. 1705/2003 Plenário).

- Não se deve de prorrogar contratos após o encerramento de sua vigência uma vez que tal procedimento é absolutamente nulo. (Dec. 451/2000 – Plenário).

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor Ruan, a contrato administrativo prorrogado só com base na declaração da autoridade competente dizendo que se mantem inalteradas as condições contratuais da época da licitação, sem ao menos comprovar com dados e elementos, constitui legal tal prorrogação?

Juan Londoño disse...

"Anônimo: Satisfação em tê-lo como nosso leitor.
Não é legal prorrogar contratos sem as devidas formalidades, como por exemplo uma ampla pesquisa de preços, demonstração da vantajosidade de continuar com os mesmos serviços ou com a compra dos mesmos produtos e motivar suficientemente o interesse público quanto à prorrogação.
E tudo deverá constar dos autos (físicos ou eletrônicos) do procedimento licitatório (que vai até o encerramento definitivo da relação contratual ajustada).
Esse tipo de procedimento (prorrogação de contratos) tem que ser muito bem motivado (art. 50 da Lei 9.784/99).

Anônimo disse...

Professor:

a) Quais as causas que justifiquem a prorrogação de um contrato de uma edificação?

b) Em qual caso pode haver rescisão unilateral de um contrato de construção de uma edificação?

Luiz Fernando Fontes
MPT/Técnico

Juan Londoño disse...

Olá Luiz Fernando.
Causas para uma prorrogação tem que ser encontradas, basicamente, no interesse público. Se não se demonstrar cabalmente o interesse público (analisando uma ou várias circunstâncias para tanto), não haverá fundamento concreto para uma prorrogação.
E, prorrogação, nas condições apontadas na postagem acima.
A rescisão unilateral, por seu turno, pode se dar em razão de interesse público (pois que interesse maior se sobrepõe àquele que levou a que se firmasse o contrato) ou em razão de inadimplemento do contratado na execução do objeto.
Cordialmente,
Juan Londoño.

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Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com