quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Inviável o Mandado de Segurança, depois da adjudicação, no caso de se pretender alteração de cláusula editalícia
Assim o STJ julgou, ao entender que: “A jurisprudência desta Corte considera inviável mandado de segurança, por perda de objeto, se no processo licitatório já ocorreu a adjudicação do contrato. ... Limitando-se o pleito da impetrante ao pedido para que o edital fosse adaptado à Lei de Licitações, mediante a declaração de ilegalidade de cláusulas que restringiriam o caráter competitivo do certame, sobressai nítida a superveniente perda de objeto também do recurso especial, máxime se já ocorrida a adjudicação há mais de dois anos.”
É por isso que se aconselha a que os licitantes tenham uma eficaz assessoria jurídica, com vistas a não deixar passar o momento oportuno para se insurgir contra o edital ou contra atos da comissão de licitação, sob pena de perder a oportunidade bem como o possível negócio que faria com a Administração Pública.
(Ver STJ, REsp 934.128/DF, julgado em 16/06/2009).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(103)
-
▼
agosto
(10)
- Declaração de inidoneidade não é suficiente, por s...
- Decreto irá determinar publicação de contratos na ...
- Prazo e efeitos de uma impugnação de um licitante ...
- Exigência excessiva de formalidades
- Sobre exigência de abrir conta em instituição priv...
- Inviável o Mandado de Segurança, depois da adjudic...
- Exigência de selo de 'responsabilidade social'
- Independência do TCU frente a processos que também...
- SÚMULA Nº 347 DO STF
- Responsabilidade da autoridade que homologa o proc...
-
▼
agosto
(10)
Quem sou eu
- Juan Londoño
- Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário