10.01.2009.
“RECUSA DE ASSINATURA DO CONTRATO POR PARTE DA EMPRESA VENCEDORA DA LICITAÇÃO. APLICAÇÃO DE PENALIDADES POR DESCUMPRIMENTO TOTAL DA OBRIGAÇÃO ASSUMIDA. MPOSSIBILIDADE.
O edital prevê, para a hipótese de recusa da assinatura do contrato (fl. 54, item VIII. 4), a aplicação de multa descrita na minuta do contrato (anexa ao edital) e, na referida minuta (fl. 63/64) está determinado que as sanções administrativas descritas serão aplicadas na vigência do contrato. Entretanto, o contrato sequer foi assinado pela agravante, razão pela qual não se pode admitir a sua vigência, até porque o parágrafo único do art. 60 da Lei de Licitações veda a possibilidade de contratação verbal. A administração não pode fundamentar as sanções aplicadas no fato de ter ocorrido descumprimento total da obrigação assumida, uma vez que o contrato não foi assinado pela vencedora da licitação. DERAM PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME."
(TJRS, Agravo de Instrumento Nº 70009295783, 21ª Câm. Cível, Rel. Sergio Luiz Grassi Beck, Julgado em 23/11/2004).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(103)
-
▼
janeiro
(9)
- INVALIDADE DE EXIGÊNCIA DE ATESTADOS EMITIDOS “NOS...
- POR MEIO DE CLÁUSULA EDITALÍCIA NÃO SE PODE EXIGIR...
- RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE LICIT...
- DISPENSABILIDADE DA LICITAÇÃO EM LOCAÇÃO DE IMÓVEL...
- REMANESCENTE DE SERVIÇO - CONTRATAÇÃO DIRETA COM O...
- PROCEDIMENTO LICITATÓRIO (anotações em conformidad...
- DISPOSIÇÃO EDITALÍCIA IMPEDIU APLICAÇÃO DE SANÇÃO ...
- EXIGÊNCIA DESCABIDA EM LICITAÇÃO ESTADUAL
- CRIME POR DISPENSAR OU INEXIGIR LICITAÇÃO - CRIME ...
-
▼
janeiro
(9)
Quem sou eu
- Juan Londoño
- Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário