sexta-feira, 12 de julho de 2013
Direito de TODOS de obtenção de cópia dos autos de procedimento licitatório
O princípio constitucional da publicidade (art. 37, CF/88) é regra que se impõe. Não se pode negar publicidade a procedimento licitatório, salvo nos casos em que o sigilo esteja a impedir a aplicação do princípio.
Observe-se que o STJ em determinado julgado entendeu: Não se exclui a possibilidade de a administração pública exigir emolumentos para fornecer a cópia, ou, ainda, que poderia realizar o fornecimento parcial, com vistas a proteger eventual sigilo, desde que este estivesse demonstrado; porém, a omissão em fornecer cópia do processo licitatório caracteriza, violação dos arts. 3º e 63 da Lei n. 8.666/93, bem como o princípio da publicidade, tal como está insculpido no caput do art. 37 da Constituição Federal. A Primeira Seção julgou impetração que tratou de situação similar: pedido de informações sobre a contratação e a execução de serviços por ente estatal; ficou consignado que o marco constitucional é bastante e suficiente para garantir o acesso às informações públicas, desde que não haja sigilo. (RMS 33.040/PB, julgado em 19/03/2013).
Magistral tal entendimento. E isso deve ser uma lição para inúmeros órgãos nos quais se insiste quanto a saber quem é que está a pedir tal cópia. Não pode nem perguntar! Tem que fornecer!, cobrando apenas pela reprodução gráfica. Pode até se pedir para que se preencha uma solicitação, mas não querer averiguar o que se pretende fazer com tal cópia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2013
(128)
-
▼
julho
(16)
- Pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão P...
- Prorrogação de contrato administrativo tem que se ...
- Dois assuntos: planilhas com exigência de detalhes...
- Atualização dos valores limites para contratação d...
- Em caso de alterações essenciais no edital... repu...
- Sobre contratos de uso temporário de áreas pública...
- Não há necessidade de vínculo empregatício dos pro...
- Bonificações e Despesas Indiretas - BDI
- Não se pode exigir sempre e a qualquer momento um ...
- Quanto à restrição de participação de consórcios d...
- Direito de TODOS de obtenção de cópia dos autos de...
- Natureza jurídica do ato de HOMOLOGAÇÃO em procedi...
- "Agora é lei: empresas serão responsabilizadas por...
- Pode se comprar especificamente iPad? Será?
- Manifestada a intenção motivada de recorrer, somad...
- Desatendimento a formalidades essenciais pode leva...
-
▼
julho
(16)
Quem sou eu

- Juan Londoño
- Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário