quarta-feira, 10 de maio de 2017
Desistência de candidato melhor posicionado e inclusão de candidato dentro do número de vagas
Para esses casos o Supremo já se posicionou no sentido de que "O direito à nomeação também se estende ao candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital, mas que passe a figurar entre as vagas em decorrência da desistência de candidatos classificados em colocação superior. Precedentes." (RE 946425 AgR, Relator Ministro Roberto Barroso, Primeira Turma, julgamento em 28.6.2016, DJe de 9.8.2016).
No caso dos autos, o Tribunal de origem assentou que, com a desistência da candidata classificada em primeiro lugar, a ora agravada, classificada inicialmente em quarto lugar, tornava-se a terceira, na ordem classificatória, passando a figurar entre os classificados para as três vagas previstas no instrumento convocatório, motivo pelo qual fazia jus à nomeação. Destarte, aplica-se ao caso o que decidido pelo Plenário desta Corte, o qual, no exame do RE nº 598.099/MS, Relator o Ministro Gilmar Mendes, DJe de 3/10/11, reconheceu a repercussão geral do tema e, no mérito, concluiu que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas tem direito subjetivo à nomeação." (ARE 866016 AgR, Relator Ministro Dias Toffoli, Segunda Turma, julgamento em 12.5.2015, DJe de 9.6.2015).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2017
(34)
-
▼
maio
(10)
- É ilegal o teste físico de corrida realizado em in...
- Direito subjetivo à nomeação e posse
- Possibilidade de afastamento, com opção pela remun...
- Sistemas de cotas raciais. Exclusão de candidato p...
- Hipossuficiência em concursos públicos
- Direito de vista de prova e espelho de correção
- Concurso do CONFEA. Assim decidiu o TRF da 1ª Região:
- Desistência de candidato melhor posicionado e incl...
- O SUPREMO E O CADASTRO DE RESERVA
- Idade mínima. Faixa etária. Requisitos. Momento da...
-
▼
maio
(10)
Quem sou eu
- Juan Londoño
- Advogado, palestrante, professor especialista em Direito Administrativo (com ênfase na matéria licitações públicas e concursos públicos), escritor e Doutor no Curso de "Doctorado en Ciencias Jurídicas y Sociales" da UMSA - Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos aires. Ex-Coordenador Acadêmico Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública do IMAG/DF - Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. Para contatos: Brasília -DF, tel. 61-996046520 - emaildojuan@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário